A validação é um dos procedimentos que mais realizamos no LACOM. Isso porque nós desenvolvemos métodos para identificação e quantificação de compostos, e para que esses novos métodos sejam considerados confiáveis e interpretáveis, é imprescindível que a validação seja realizada.
A validação tem o objetivo de confirmar que os métodos desenvolvidos são apropriados para o uso pretendido, através de estudos experimentais, a fim de garantir que o método atende às exigências das aplicações analíticas, assegurando a confiabilidade dos resultados.
Sendo assim, a validação engloba diversos parâmetros que devem ser avaliados conforme o ensaio necessite. Os parâmetros que são normalmente encontrados para validação de métodos de separação são: seletividade, linearidade/faixa de trabalho/sensibilidade, precisão, tendência/recuperação, limite de detecção, limite de quantificação e robustez.
No entanto, como comentado, aqueles que devem ser avaliados dependem do tipo de ensaio. Na figura abaixo, você pode conferir um quadro com os parâmetros que cada ensaio necessita.
Esse quadro foi adaptado do INMETRO, que é, juntamente com a ANVISA, um órgão que disponibiliza guias para o procedimento de validação de métodos analíticos.
E aí, ficou claro? Esperamos que sim! Em caso de dúvida, entre em contato conosco ou acesse os sites dos órgãos citados.
INMETRO. Orientações sobre validação de métodos analíticos (DOQ-CGCRE-008). Abril 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inmetro/pt-br