O LACOM atua no PPGQTA e no PPGECA dentro das linhas de pesquisa descritas abaixo:

 

Desenvolvimento de metodologias e caracterização físico-química de compostos químicos

Objetivos: Esta linha de pesquisa visa: 1. Desenvolver novas metodologias empregando técnicas analíticas para análise de compostos orgânicos e/ou metais em amostras do ecossistema costeiro, alimentos e produtos de síntese; 2. Analisar derivados oleoquímicos como por exemplo biodiesel, ácidos graxos, compostos nitrogenados, pesticidas e micotoxinas em alimentos, toxinas, HPAs, PCBs e pesticidas em água; 3. Determinar propriedades físicas e caracterização química de compostos orgânicos, como forma de garantia da qualidade e de agregar valor a produtos e co-produtos finais obtidos; 4. Investigar o nível de contaminação do Ecossistema Costeiro, de alimentos e de diferentes matrizes ambientais por metais e/ou compostos orgânicos.
 
Quimica Analitica Ambiental

 

Desenvolvimento de estratégias verdes no preparo de amostras para determinação elementar e análise de especiação química

A linha de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de métodos de preparo de amostras que sejam simples, de baixo custo e que atendam aos princípios de Química Analítica Verde. Dentre estes métodos, a dispersão da matriz em fase sólida (MSPD), a extração líquido-líquido dispersiva (DLLME) e a extração em fase sólida dispersiva (dSPE) são investigadas para a extração de elementos essenciais e potencialmente tóxicos, além da sua aplicação em análise de especiação química em matrizes ambientais, forenses, biológicas e alimentícias. Os métodos de preparo de amostras são desenvolvidos visando a posterior determinação por técnicas cromatográficas (IC, LC-ICP-MS) e espectrométricas (HR-CS AAS e ICP-MS). Dentro desta linha de pesquisa, destaca-se ainda o estudo de novos materiais (nanomateriais e/ou biomateriais), incluindo aqueles obtidos de fontes renováveis, para serem utilizados como suportes sólidos e adsorventes.