Núcleo de Estudos em Contaminantes Emergentes (NEECE)
O NEECE foi formado em função da preocupação com a problemática dos contaminantes emergentes, se caracterizando por uma atuação em várias áreas que envolvem o desenvolvimento de métodos analíticos e aperfeiçoamento de técnicas de preparo de amostras, a determinação e monitoramento de contaminantes emergentes em matrizes ambientais, o estudo da dinâmica e da ciclagem desses contaminantes no ambiente, a compreensão dos mecanismos de toxicidade e avaliação dos impactos na biota, e ainda o desenvolvimento de tecnologias de abate desses contaminantes em águas.O Núcleo engloba pesquisadores com reconhecida atuação em Química Analítica, Química Ambiental, Oceanografia, Ciências Fisiológicas, Limnologia e Ecotoxicologia, que atuam em temas eminentemente multidisciplinares e em áreas de fronteira entre as Ciências Exatas e da Terra e Ciências da Vida. O NEECE visa contribuir para: o desenvolvimento e a ampliação dos conhecimentos científicos e tecnológicos conciliando o crescimento econômico, a melhoria da qualidade de vida e a proteção da qualidade ambiental.
Grupo de Pesquisa em Biomonitoramento e Ecotoxicologia Aquática (ECOBIOTOX)
O ECOBIOTOX surgiu como demanda de um grupo de pesquisadores que desenvolvem estudos científicos e tecnológicos, usando ensaios experimentais com organismos aquáticos vivos e análises químicas como ferramentas para o monitoramento e diagnóstico ecotoxicologico de agentes tóxicos, ambientes aquáticos naturais e estações de tratamento de água e esgoto. Atualmente, o ECOBIOTOX é composto por pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa brasileiros, que atuam nas áreas de ecotoxicologia, de química ambiental, de ciências fisiológicas e de estatística. O grupo ainda está envolvido na oferta cursos no âmbito das áreas supramencionadas e conta com tecnologias da informação como sites e redes sociais para divulgar suas atividades e resultados.
Engenharia de Alimentos-FURG
Os resultados alcançados com os principais projetos desenvolvidos nos últimos anos, ou em desenvolvimento pela equipe de professores e técnicos permitem verificar a contribuição deste grupo de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no Sistema Nacional de Pesquisa na área de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos demonstrando efetivamente o investimento realizado na formação e consolidação deste grupo de pesquisa na FURG. Nesse período o grupo consolidou sua formação através das seguintes Linhas de Pesquisa: Caracterização de Produtos Agropecuários, Valoração de Recursos Hidrobiológicos, Produção de Bioprodutos. O desenvolvimento das atividades nas linhas de pesquisa permite contribuir na formação de pesquisadores e de profissionais da Engenharia de Alimentos graduados através do curso de Engenharia de Alimentos e Pós-Graduados através do programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos, ambos na FURG.
Estratégias para minimizar o impacto da contaminação de alimentos com micotoxinas
O grupo desenvolve atividades que buscam contribuir com o manejo do impacto da contaminação de micotoxinas na cadeia produtiva de alimentos. Para isto atua adaptando e validando métodos analíticos confiáveis, exequiveis em condições simples e com geração minima de resíduos. Estes métodos são aplicados para avaliar o efeito de variáveis bioticas e abioticas relacionadas a ocorrência de micotoxinas incluindo cultivo, processo e bioacessibilidade. Busca-se correlações de composição e contaminação com variáveis bióticas e abióticas. Para tal é necessário: validação de procedimentos para determinação de propriedades químicas, bioquímicas, funcionalidade e atividade antifungica de recursos naturais de origem vegetal e microbiana, interações micotoxinas e macromoléculas e bioacessibilidade dos contaminantes. O conhecimento da micota e suas características fisiologicas e moleculares também é considerado
Grupo de Estudos em Preparo de Amostras e Espectrometria (GEPAE)
O grupo tem por objetivo desenvolver pesquisas na área de Química Analítica, especialmente no desenvolvimento de novos métodos analíticos para a determinação elementar e análise de especiação química com foco em novos métodos de preparo de amostras e o desenvolvimento das técnicas espectrométricas. O grupo conta com pesquisadores, técnicos e estudantes com formação multidisciplinar nas áreas de Química Analítica, Química Ambiental, Oceanografia Química, Toxicologia, Ciências da Saúde, entre outras. Dentre as suas atividades, o grupo também realiza análises em amostras ambientais, industriais, biológicas e alimentícias visando a determinação de elementos traço e análise de especiação química. O grupo concentra as suas atividades no Laboratório de Espectrometria Atômica do Centro Integrado de Análises (CIA) da FURG, no Laboratório de Análise de Compostos Orgânicos e Metais (LACOM) e no Laboratório de Eletroespectroanalítica (LEEA) da Escola de Química e Alimentos da FURG.