O primeiro parâmetro da validação que estamos trazendo para vocês é a Seletividade!!
A seletividade avalia o grau de interferência de espécies, que podem ser outro ingrediente ativo, excipientes, impurezas e produtos de degradação, além também de outros compostos de propriedades similares que possam estar presentes.
Ela deve ser avaliada justamente porque esses interferentes podem aumentar ou reduzir o sinal do analito em estudo, além de que a magnitude do efeito também pode depender da concentração.
Se a seletividade não for assegurada, a linearidade, a tendência e a precisão estarão comprometidas, pois ela assegura que o pico da resposta é exclusivamente do composto que nos interessa. Não confunda um método específico com um método seletivo!!
O método seletivo pode produzir resposta para diversos analitos, no entanto, consegue diferenciar a resposta de cada um deles. Enquanto o método específico produz resposta apenas para um analito. Mas não se preocupe, há poucos métodos cromatográficos que respondem a apenas uma substância, então será mais frequente encontrar o termo “seletividade”.
Abaixo você encontra as duas formas mais utilizadas para se avaliar a seletividade.
Esperamos ter ajudado a sanar as tuas dúvidas sobre esse assunto. Caso contrário, contate-nos ou confere a referência para este post:
INMETRO. Orientações sobre validação de métodos analíticos (DOQ-CGCRE-008). Abril 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inmetro/pt-br