Preparo de Amostras

Nos laboratórios de química analítica são realizados procedimentos para a identificação e quantificação de analitos (elementos, íons e moléculas) que constituem uma amostra.  Para isso, são empregados métodos que são geralmente constituídos por duas técnicas, uma de preparo da amostra e outra para quantificação. 

No LACOM nós desenvolvemos e validamos métodos para essa identificação e quantificação

Mas primeiramente, por que é preciso fazer um preparo da amostra?

O preparo da amostra é realizado com o objetivo de obter uma análise mais exata da amostra, uma vez que a matriz da amostra pode reduzir a habilidade de obter resultados exatos. Assim, com esse preparo podemos atingir melhores razões sinal-ruído, remover ou reduzir os interferentes e melhorar o desempenho da coluna analitica e do sistema cromatográfico.

Então, como no LACOM geralmente trabalha-se com matrizes complexas e os compostos presentes nelas, geralmente, estão em baixa concentração, o preparo de amostras é fundamental.

As técnicas possuem características diferentes, que serão abordadas nos próximos posts, podendo então eliminar possíveis interferentes e/ou concentrar os analitos.